Em projeto de colaboração, formação e apresentação musical, o maestro baiano Letieres Leite traz ao Reino Unido conceitos e conhecimentos sobre o Universo Percussivo Baiano (UPB) a serem compartilhados com diversos segmentos do publico Londrino.
O vasto Universo Percussivo Baiano (com suas origens e desdobramentos etno-musicais) é objeto de mais de 30 anos de estudos e pesquisas do maestro Letieres Leite, que cunha esse termo/conceito para apresentá-lo enquanto rica, complexa e organizada teia ritimica, chamando a atenção para a importância de estuda-la, sistematiza-la e transmiti-la, contribuindo assim para sua colocação no cenário mundial com a respeitabilidade que lhe é merecida.
O projeto acontece durante um período de duas semanas e está estruturado em três segmentos interligados.
A primeira parte do projeto será focada em um trabalho de colaboração com a inovadora banda Londrina “United Vibrations (UV)”, anfitriã da visita dos baianos junto com a Midi Company, sua produtora e sede institucional – um centro cultural dedicado à educação musical e tecnológica da juventude da sua comunidade. O UV é considerado um dos grupos mais diferenciados de sua geração, combinando influências de jazz, afro beat, reggae e hip hop de maneira análoga ao trabalho de Letieres, que mistura as raízes afro-baianas com o jazz. Os primeiros três dias da viagem envolvem um processo intensivo com Letieres, os músicos de seu quinteto e os músicos da UV, dividindo conceitos musicais, criando novos trabalhos e fomentando uma colaboração singular, que será mostrada no show em Londres e gravada no estúdio da própria Midi Company.
O segundo segmento do projeto será composto de uma série de workshops, palestras e master classes. Os workshops e palestras serão facilitados pelo maestro Letieres e os músicos do quinteto, onde serão apresentados os conceitos do UPB para um público diverso que inclua jovens e estudantes de escolas públicas entre 15 a 18 anos, de variados níveis de experiência musical e com músicos de vários graus de atuação e as master classes serão direcionadas a músicos profissionais. Organizados pela equipe da Midi Music Company, as atividades irão acontecer em algumas das instituições culturais e educacionais mais importantes na área, incluindo o
Albany World Music Theatre, o British Music Experience, o Barbican Centre e o Backstage Centre no High House Production Park, Essex, além do próprio Midi Music Company. Durante esse período os baianos também se apresentarão em alguns shows para o público local, incluindo a comunidade brasileira em Londres.
A terceira parte do projeto envolve a participação do alguns dos integrantes da equipe na conferência mundial WOMEX, que estará acontecendo esse ano no País de Gales, na cidade de Cardiff, não muito distante de Londres. Durante sua participação no WOMEX os artistas e produtores do projeto irão encontrar vários parceiros e colaboradores em potencial do mercado internacional de “world music” e jazz. Com vários dias de reuniões, encontros, showcases e acontecimentos, o WOMEX irá oferecer aos baianos uma oportunidade importante de divulgar seus trabalhos, fomentar novas parcerias, desenvolver negócios e pesquisar informações mercadológicas significativas para eles e outros parceiros baianos.
A equipe do projeto integra um respeitável grupo de artistas, produtores e técnicos atuando no mercado baiano. Os integrantes do quinteto de Letieres representam alguns dos músicos mais notáveis e reconhecidos na cena da música instrumental na Bahia (Letieres Leite – saxofone e flauta, Ldson Galter – contrabaixo, Marcelo Galter – piano e teclado, Tito Oliveira – bateria, Luisinho do Gege – percussão). O produtor norte americano Eric Taller, sócio diretor da empresa brasileira Ginga P, especializada em projetos diferenciados de intercâmbio cultural artístico será responsável pela coordenação e articulação das atividades e da logística. O músico, arranjador e técnico de som David Yowell (Sultan Katende), nativo de Quênia, residente por mais de 30 anos em Londres, acompanhará o projeto como técnico de som e gravação. Os dois estrangeiros já deixaram suas próprias marcas no Brasil, ambos radicados na Bahia há mais de seis anos.
PROGRAMACAO RESUMIDA
2 apresentações (shows)
2 dias de colaboração – com o grupo United Vibrations
2 workshops – colegios publicos
2 masterclasses com musicos mas experientes
Gravaçao do estudio com United Vibrations
Recent Comments